terça-feira, 21 de agosto de 2012

Capitalismo Financeiro





Capitalismo financeiro corresponde a uma etapa do sistema socioeconômico que se desenvolveu no fim do século XIX e prolongou-se até o período da crise de 1929.

O sistema capitalista não possui uma mesma configuração desde o seu início na Primeira Revolução Industrial até a contemporaneidade, uma vez que sofreu diversas alterações quanto ao modo de produzir, as relações entre donos de capitais e trabalhadores, as tecnologias, o conhecimento, os inventos dentre outros.

Nos primeiros anos do século passado o capitalismo financeiro já havia se dispersado em praticamente toda Europa ocidental e também nos Estados Unidos, onde se encontrava uma grande quantidade de empresas e capitais.

Esse período é marcado pelo início da prática monopolista que se caracteriza pelo amplo domínio de uma determinada empresa no mercado, isso quer dizer que não havia concorrência. Além disso, surgiu a prática de oligopólios que corresponde à junção de um pequeno número de empresas que se unem com o propósito de regular matérias-primas e preços para que outras empresas do ramo não atuem de forma ofensiva, colocando em risco os interesses desse grupo, dessa forma, força a concorrência a acompanhar os valores praticados.

Ainda nesse momento ocorreu grande incidência de fusões de enormes grupos empresariais, além do início da junção entre capital bancário com a indústria, essa integração consolidou definitivamente o capital financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário